sábado, 18 de abril de 2020

Quarentena Crónica


  

   O Nuno Saraiva faz parte de uma mão cheia de autores portugueses que construíram um estilo muito próprio, inconfundível, no panorama da Banda Desenhada e da Ilustração. No caso do Nuno Saraiva, ao traço, junta-se uma paleta de cores muito característica, que nos permite facilmente identificar o seu trabalho. Homem de muitos ofícios, com uma impressionante produção em quantidade, qualidade e diversidade (começou com uma capa de um Disco histórico na música portuguesa, foi à BD onde sempre continua, fez as Festas de Lisboa, azulejos, um Vitral, tem Murais por muita Lisboa, entre tantas outras coisas) o Nuno aparece agora num registo gráfico (página de jornal) muito próximo do que o tornou conhecido há mais de 25 anos nas páginas do Independente, a Filosofia de Ponta.


   Uma página de jornal sob o nome Quarentena Crónica, no suplemento P2 aos Domingos no Público (desde 22 de Março), com textos de Marco Neves Ferreira, e o Nuno Saraiva a encontrar o desenho certo para ilustrar o texto. O que faz de tal forma bem feito, que por vezes nos perguntamos se não será o Marco a encontrar o texto certo para o desenho do Nuno. José Barosa e Henrique Santos são responsáveis pelas cores e são fiéis ao trabalho característico de Nuno Saraiva.
   8 momentos de quarentena por semana, num retrato inteligente, por vezes irónico e sempre mordaz do que somos como povo e como temos vivido estes dias de quarentena. Faz-nos bem vermos o nosso retrato.   



   Esta Quarentena Crónica não engana: é Nuno Saraiva no seu traço característico e que tão bem ilustra uma determinada forma inteligente de fazer humor, sem perder um certo cariz “popular” no desenho que o torna tão facilmente apaixonante. Humor obrigatório para estes dias tão sérios.

 

Quarentena Crónica disponível no Instagram em
e no Público on-line em

Para outros trabalhos do Nuno Saraiva neste período de quarentena (e não só)

E para algo completamente diferente, a entrevista ao Nuno feita pela ArteClip TV a propósito da excelente série Figuras Clássicas do Terror

Sem comentários:

Enviar um comentário