segunda-feira, 6 de abril de 2020

O Homem que matou Lucky Luke





   Aproveitando as promoções de quarentena que quase todas as editoras vão fazendo, recebi por um destes dias uma encomenda de A Seita onde se incluía O Homem que matou Lucky Luke. Editado em 2016 por ocasião dos 70 anos de Lucky Luke e premiado em Angoulême em 2017 (Prémio Especial do Público), conheceu em Fevereiro deste ano a sua edição em Portugal.
Resisti durante algum tempo a comprar este livro (não muito, bem sei…) até porque dificilmente conseguia imaginar uma morte à altura do cowboy que dispara mais rápido que a própria sombra. Pairava aquele medo de desilusão, quando voltamos a sítios que tão bem conhecemos e que já não são bem a mesma coisa…
   Mas entre o que fui lendo em redes sociais e blogs e a magnífica capa que A Seita foi divulgando (igual à da edição francesa da Dargaud) para a edição regular do livro (o livro tem também uma edição FNAC limitada a 750 exemplares, com capa exclusiva), acabei por não resistir a que este fosse um dos selecionados na promoção de quarentena.
   O mercado português está a atravessar um momento particularmente bom na qualidade da edição dos livros (a G.floy deu o pontapé de saída o que muito agradeço como leitor) e este Lucky Luke não foge à regra: capa e papel de qualidade, legendagem e balonagem cuidadas e uma tradução (apesar de não conhecer o original) que parece não ferir susceptibilidades.
Capa FNAC
   Fica o óbvio da primeira impressão de leitura: Matthieu Bonhomme não é Morris (ou Achdé) no desenho, e não pretende ser. O seu Lucky Luke e o seu Jolly Jumper são mesmos seus, e o próprio Lucky Luke só lembra o original nas clássicas roupas e acessórios do cowboy. E se na fase inicial este Lucky Luke, algo desinteressante no traço, estranha-se, a verdade é que ao longo da estória esse “desinteresse” vai parecendo cada vez menos um pormenor importante.
   Onde Bonhomme marca a diferença é no ritmo dado à estória pela alternância na composição das vinhetas e sobretudo pela fabulosa utilização das cores. As personagens de traço simples e claro vão alternando entre cenários bem elaborados e de imenso detalhe, onde Bonhomme caracteriza bem o visual que reconhecemos ao velho Oeste Americano, com vinhetas cujo cenário pouco mais é que a utilização da cor como contraste, realçando o efeito dramático da estória. A cor vai marcando também o ritmo de leitura e de evolução da história, entre a paleta mais colorida utilizada nos períodos de dia e o tom único dos períodos de noite (normalmente em alternância entre o azul e o amarelo das capas com que A Seita editou o livro).
Página Inicial
   O argumento não faz deste O Homem que matou Lucky Luke o livro da vida de ninguém, mas é uma bela homenagem de um autor de BD e sobretudo de um fã, a uma personagem que obviamente faz parte das suas (e das nossas) referências. Bonhomme centra a estória num Lucky Luke tornado lenda nesse Velho Oeste, que tem de lidar com esse estrelato de forma constante e que se mostra bem mais irascível que o Cowboy de Morris, perante as contrariedades que vai encontrando na pequena cidade de Froggy Town.  E de contrariedade em contrariedade (sendo a mais simbólica a dificuldade em conseguir tabaco) é conduzido até à cena da sua morte. O senão vai para (a ausência de) Jolly Jumper: graficamente sem personalidade e limitado a um pequeno gag a meio da estória. O fiel companheiro de Lucky Luke merecia mais do que ser uma pequena nota de rodapé e faz-me colocar a questão: Lucky Luke seria o mais famoso de todos os cowboys sem o seu mítico cavalo?
A chegada a Froggy Town
   Uma última palavra para o texto de João Miguel Lameiras incluído como extra desta edição: mais um momento obrigatório de JML para aqueles que gostam de ler sobre BD. Para uma crítica sobre este livro, de alguém que percebe algo mais sobre Banda Desenhada, sugiro a análise do Pedro Moura no seu blog Lerbd publicada em 2016 aquando do lançamento do livro

O Homem que matou Lucky Luke
Argumento, desenho e cores – Matthieu Bonhomme
A Seita – Fevereiro de 2020
240 x 315 mm, 72 págs., capa dura


16,95€


Avaliação:


Sem comentários:

Enviar um comentário